Mercado de trabalho é um conceito que relaciona empresas que oferecem vagas de emprego e pessoas que buscam por essas oportunidades. Isso inclui tanto cargos abertos em companhias públicas quanto privadas, de todos portes e áreas de atuação.
Dessa forma, o mercado de trabalho envolve a interação que existe entre mão de obra e empregadores. Fazem parte dele profissionais de diversas formações e habilidades, que competem de forma acirrada por vagas que atendam aos seus objetivos.
Uma característica que contribui para a maior competitividade é o nível de qualificação da mão de obra disponível.
É importante destacar que, no mercado, existem duas classificações de ofício: o trabalho formal e o informal.
O trabalho formal se caracteriza pelo registro na carteira de trabalho, por legalidades trabalhistas e pela contribuição à previdência social.
Já o trabalho informal não tem registro, e o profissional não paga a contribuição previdenciária. Essa modalidade tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Isso tem causado prejuízos à previdência pública, porque não há entrada de dinheiro suficiente para o pagamento das aposentadorias.
Ou seja, existe um déficit financeiro nas contas do governo. Um dos motivos principais para o grande aumento do trabalho informal são as crises econômicas, que podem resultar no trabalho autônomo da população.